> Casamento ao ar livre  > Editorial Carimbó por Rafael Canuto

Editorial Carimbó por Rafael Canuto

Um cenário cheio de história. Um editorial com com um olhar gentil ao folclore paraense e às raízes do Carimbó. Foi com essa inspiração que o fotógrafo e parceiro Rafael Canuto entrou numa viagem genuína ao sudeste do Pará. 

Os caminhos, cheios de surpresa e intuição, o levaram a uma paisagem conhecida, pelo menos a quase todo fotógrafo: Serra Pelada. Na década de 80, o maior garimpo a céu aberto do mundo foi fotografado com maestria por Sebastião Salgado, em dos seus trabalhos mais icônicos. A cultura paraense, tão colorida e com tantos significados, se confunde a essa natureza degradada por tantos anos pela ação do homem, mas que se transforma em um universo único e de uma beleza peculiar. Após essa catarse paraense, Rafael ainda pode ouvir histórias e folclores de garimpo em carona com um local que viveu a Serra Pelada daquela época, finalizando sua missão com a certeza de que ali estava o “bem da vida”. 
 
No vestido, criado especialmente para essa viagem, Camila Machado usou uma renda de Richilieu suíça de seda, com várias texturas e tulipas incrustadas. O tingimento, feito com a casca da castanha do Pará deu um efeito de cores, lembrando a terra, elemento que o fotógrafo queria valorizar nesse editorial. O corpete foi todo incrustado à mão com bordados de mini pérolas e vidrilhos, para dar um formato orgânico. Já a saia, com várias camadas de tule e seda, continha também um bordado de linha sobre tule bem colorido, remetendo às cores da natureza paraense. O movimento rodado, tão característico do Carimbó, deu-se através de várias nesgas rústicas tingindas. Um trabalho manual, desenvolvido artesanalmente para valorizar uma cultura tão representativa do nosso país. 
 
Agradecemos imensamente esses parceiros fantásticos, que se jogam, trazem inspiração e motivação. Ah, Rafael: apesar do “vestido imundo” que você nos devolve, devolve com ele muitas histórias lindas, reais e sensíveis. Só temos a agradecer!
 
Fotografia: Rafael Canuto
Vestido: Lascivité 
Modelo: Karlayanne Gomes Assessoria
 

Camila Machado

Sem comentários

Deixe um comentário