Dúvidas? Fale com a gente de seg-sex das 10h às 18h

 

O Ateliê

O que fazemos

Criamos vestidos e sapatos de noiva e festa para exaltar a beleza natural de mulheres livres e que (se) amam. Tudo é feito à mão, utilizando técnicas de moulage, impressão botânica e tingimento natural.

Resgatamos conhecimentos antigos que, aliados às novas tecnologias, prezam pelo amor, pela energia, pela sustentabilidade, respeitando nosso planeta, nossas crenças, nossa gente, nossa ancestralidade e nossa dignidade. Priorizamos o uso de matérias primas naturais e nacionais, da seda às rendas, para que tanto sua pele, quanto o meio ambiente, possam respirar melhor.

Contamos também com um time de artesãs e artesãos, que cortam, modelam e costuram histórias de amor, sentimentos puros, afinados e alinhados na missão de construir a indumentária mais importante da vida de uma mulher, que representa o amor e o início de um novo ciclo.

Sob Medida

Trabalhamos com vestidos e sapatos sob medida para mini-wedding e civil que envolvem processos manuais, tudo feito com muito capricho, amor e carinho. Camila Machado cuida pessoalmente de cada noiva, seu vestido e suas provas, garantindo muito mais tranquilidade na confecção e ajustes.

Nosso vestido de noiva inclui um lindo coração em renda de algodão, onde bordamos as iniciais do casal. É aplicado pertinho do seu coração para aquecer a entrada na cerimônia. É o nosso desejo de uma vida repleta de amor e união.

Nossa equipe também pode oferecer consultoria sobre o styling geral de seu evento. Assuntos como acessórios, cabelo, maquiagem, indicações de fornecedores, poderão ser discutidos livremente dentro desse tempo de consultoria, previamente agendados nas mesmas datas das provas.

Primeiro Aluguel

Estamos a caminho de uma produção mais sustentável. Algumas práticas já são antigas no Ateliê, como o upcycling (reutilização de insumos em outros produtos), o uso de matérias primas 100% brasileiras e a prática de primeiro aluguel sob medida.

Além de possibilitar que as noivas que se identificam com a marca possam casar com um dos nossos vestidos a uma valor mais acessível, cada etapa do processo de sob medida foi pensado para criar um ciclo baseado na economia circular, um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

O primeiro aluguel tem os mesmos benefícios do sob medida. A noiva é atendida pessoalmente pela estilista e, juntas, elas desenvolvem o vestido sonhado. São feitas provas e ajustes para que tudo fique perfeito para o grande dia. Após o casamento, a noiva devolve o vestido e é ai que começa a segunda etapa do processo. O vestido primeiro aluguel passa a fazer parte do nosso mostruário, podendo também ser usado em editoriais ou reutilizado em outras criações. No final do ano, ele entrará em nosso bazar anual, em que vestidos de mostruários são vendidos com até 50% de desconto e a renda é revertida ao CAF, instituição com a qual já colaboramos há mais de 2 anos.

Impressão Botânica & Tingimento Natural

Com um olhar atento e único para o resgate das memórias e histórias de cada mulher, Camila Machado aproxima cada vez mais suas criações aos processos de impressão botânica e tingimento natural.

Processos que exigem cuidado, respeito, carinho e dedicação. Trazer a energia da natureza, com seus significados e simbologias para os vestidos que costuramos, fazer uma roupa viva, com seus perfumes, cores, memórias afetivas, texturas e formas, que são suscetíveis a alterações de acordo com as estações do ano. Nossas tramas recebem amores e aromas de flores, folhas, histórias, que transitam entre tons que nunca se repetem, há sempre uma surpresa, uma magia, com pitadas de inspiração e saúde. Delicadezas sutis que elevam nosso ser a um estado de harmonia e plenitude, trazendo significados nunca antes revelados.

As plantas curam, assim como o amor, cada um de sua forma, no seu tempo, com seu jeito. É essa a verdadeira beleza que nos motiva e nos desafia dia após dia.

Nossa História

O Ateliê Camila Machado nasceu em 2004, sob o nome Lascivité. Funcionou na Vila Madalena como marca de roupas femininas de estilo retrô até 2016, quando a estilista Camila Machado se reencontrou dentro do universo da moda, ressignificando seu negócio para o mercado de festas e casamento, com foco em mini wedding. Foi uma das principais marcas do mercado a colaborar com esse novo estilo de casamento, que tem como essência a celebração de forma mais intimista, criativa e personalizada.

A partir dai, muita coisa mudou. De um pequeno sobrado, Camila se mudou para uma casa maior, na região do Brooklin / Itaim Bibi, onde passou a se dedicar à sua recém-descoberta paixão: a impressão botânica. A impressão botânica viria para completar um ciclo de fazeres manuais em suas criações, que já fazia parte da marca através da costura e do tingimento natural.

Esse processo provocou um despertar. A proximidade com as plantas a fez enxergar que o desenvolvimento de um vestido de noiva é principalmente o resgate das memórias e histórias de cada mulher. É valorizar o que temos de mais sagrado: o chão onde pisamos, a terra onde nascemos. É respeitar a biodiversidade e a natureza como parte intrínseca da construção de quem somos.

Foi com esse despertar que ela redescobriu o seu propósito, passando a imprimir sua essência em tudo o que faz, inclusive no nome do seu Ateliê, que hoje leva o seu próprio nome.

Camila Machado
WhatsApp